Cuidando dos Corações dos Pets e Acalmando os Corações dos Pais

Dra. Cecília Carvalho, cardiologista veterinária na clínica VetFace.

Para agendar uma avaliação para seu pet, deixe os seus dados abaixo e entraremos em contato:

5 Fatos Sobre Doença Cardiovascular em Cães e Gatos

Existem 6 tipos de doenças cardiovasculares diferentes que afetam os animais pequenos.

Os sintomas de doença cardiovascular geralmente aparecerem em gatos entre 4 e 6 anos de idade, mas podem ser encontrados em gatos de qualquer idade.

Doença valvular afeta 10% de cães entre 5 e 8 anos de idade, 20-25% de cães entre 9 e 12 anos de idade e 30-35% de cães com 13 anos ou mais.

Alguns dos sintomas mais comuns são tosse persistente, dificuldade de respirar, desmaios, indisposição, mudança no peso corporal e perda de apetite.

Pequenos animais com insuficiência cardíaca congestiva vivem 75% mais tempo quando acompanhados por um veterinário cardiologista.

Alguns dos Problemas Cardiológicos que Tratamos

Arritmia

É quando o coração bate em um ritmo diferente do que é considerado normal. Pode ser mais acelerado ou mais lento.

Dirofilariose

Conhecida como “verme do coração”. É transmitida pela picada de muriçoca e muito comum na nossa região.

Sopro Cardíaco

É uma alteração que o médico veterinário pode perceber ao auscultar um coração. Pode congênito, degenerativo ou adquirido.

Como Cuidamos do Coração de Seu Pet

Pressão arterial

Um exame comumente utilizado na medicina humana, que tem semelhante importância na medicina veterinária.

Eletrocardiograma

É um exame que avalia o ritmo cardíaco, deve ser realizado quando há suspeita de arritmia.

Ecodopplercardiograma

É um exame de imagem onde é realizado uma ultrassonografia do coração.

Holter

É um exame que avalia o ritmo do coração durante um período de 24 horas.

Dra. Cecília Carvalho

Formada em Medicina Veterinária com residência em clínica médica, Mestrado com foco em Eletrocardiografia e Especialização em Cardiologia.

O que mais gosto no meu trabalho é de escutar as pessoas, do contato com os animais e saber que posso ajudá-los em suas necessidades, acalmando suas preocupações e corações.

Fazer Yoga me relaxa das responsabilidades do dia a dia. Adoro ler, dançar e fazer programas com a família.

"Essa cardiologista é uma querida
e muito competente 😍"
Haku
Dra. Cecília Carvalho Cardiologista Veterinária

O que Nossos Clientes Estão dizendo sobre Dra. Cecília e a Clínica Vet.Face

Tiveram muito cuidado e amor com meu cachorro. Se não fosse pela Doutora Cecília e sua equipe, Bono não teria ficado entre nós por tanto tempo. Nunca vi uma equipe de cardiologistas tão eficientes. Vou ser grata sempre ❤️
Bárbara Nunes
Cecília é a Cardiologista de minha filha de quatro patas, desde agosto de 2019, Jeannie é idosa, está com quase 14 anos, com Cardiopatia… Cecília trata dela com excelência! Agradeço muito por sua atenção, dedicação e competência! 😘🐕🐾🐾
Ednara Lins

O Que Esperar Na Sua Primeira Visita

Considero esse momento muito especial. Vamos conversar sobre o que seu pet está apresentando que está preocupando você. Irei te fazer perguntas sobre alguns sintomas que seu animal pode estar apresentando e sobre a rotina dele. Importante saber as medicações e dosagens que ele está tomando ou trazer as últimas receitas.

 

Em seguida irei examinar e auscultar o coração e pulmões do seu filho de patas e partiremos para uma conversa, desta vez para definir quais serão os próximos passos. Muitas vezes precisarei de exames que poderão ser feitos imediatamente como Ecocardiograma e Pressão arterial ou solicitarei que sejam feitos exames de sangue como Hemograma.

 

Algumas vezes já é possível fazer um diagnóstico e o tratamento será determinado outras, será necessário aguardar alguns resultados. Normalmente precisaremos nos reencontrar em poucos dias para acompanhar a evolução.

Tire Suas Dúvidas sobre a Saúde Cardiológica de Pequenos Animais

Um ponto muito importante é acompanhar a Frequência Respiratória (FR). A frequência respiratória tende a aumentar à medida que a doença cardíaca agrava. A FR de um cão saudável ou de um cardiopata compensado não deve ultrapassar 30 movimentos respiratórios em um minuto (animal dormindo). Existe um cálculo simples para contar a frequência respiratória ou você pode utilizar aplicativos que registram essa frequência. 

Contar o NÚMERO DE MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS EM 15 SEGUNDOS e multiplicar por 4. O RESULTADO DEVE SER <30movimentos por minuto (mpm)

Depende muito do tipo de doença e do estágio da doença na ocasião do diagnóstico. De uma maneira geral cães de pequeno porte (ex. Yorkshire, Maltês, Poodle, Spitz) devem ser avaliados anualmente a partir dos sete anos para que a doença possa ser detectada precocemente.

Em primeiro lugar é importante observar se seu animal está sentindo calor, está ansioso com alguma situação, ou se tem dor. A respiração acelerada (curta e rápida) também pode acontecer nos casos de acúmulo de líquido no pulmão, se o seu animal já tem uma cardiopatia ou há suspeita é importante levar para avaliação o quanto antes.

A maioria das doenças cardíacas não pode ser evitada. Se um parente próximo do seu animal tiver sido diagnosticado com uma cardiopatia também é importante que seu pet seja avaliado. Uma doença cardíaca muito fácil de ser evitada é a Dirofilariose Canina. Após um teste rápido (de sangue) negativo para a detecção da doença, seu animal já pode iniciar o programa de prevenção e ficar protegido.

De uma maneira geral os cães devem passar por uma avaliação a partir dos sete anos e os gatos a partir dos 10 anos, entretanto é muito importante que sempre que seu animal vá a um veterinário clínico para vacinas ou acompanhamento seu filhote seja auscultado. Na auscultação pode se detectar alterações mesmo em filhotes que indiquem a necessidade de uma visita mais cedo ao veterinário cardiólogo.

Envie Seu Contato

Retornaremos o seu contato assim que possível para agendar a sua avaliação e tirar as suas dúvidas.

Formulário seguro. Não enviamos spam.