A Importância da Higiene Bucal do seu Pet

A higiene bucal pode evitar que o seu pet desenvolva doenças mais graves. Assim, os cuidados com os dentes ajudam a manter todo o organismo saudável e forte.

Comece a escovação em cães e gatos aos poucos para que eles possam ir se acostumando com isso.

A higienização pode ser feita com uma escova comum de cerdas macias, mas jamais devem ser usados cremes dentais de humanos. Os pets têm pastas de dente específicas para eles.

Esse cuidado diário pode evitar que eles desenvolvam problemas como o tártaro e a gengivite, que podem evoluir para doenças graves, causando infecções no coração, fígado e rins.

Como escolher a escova de dente para o meu pet?

Existem escovas de dentes específicas, tanto para cães como para gatos. É possível comprar as com cerdas anatômicas que possuem o cabo mais longo. Há também as dedeiras de silicone, estas com cerdas do mesmo material e uma superfície que se encaixa ao dedo.

Caso seu pet não se adapte a nenhuma delas, uma opção é utilizar uma gaze, colocando nela o creme dental adequado, e massageando toda a superfície bucal.

Como escovar os dentes de seu pet?

1) Para escovar os dentes do pet, opte por uma escova apropriada ou por um dedal e nunca utilize pasta dental de humanos. É muito importante, que não utilize escova de dente humana também, pois podem causar infecções para seu pet.

2) Nunca pressione as cerdas da escova contra a gengiva do seu pet. Não utilize sua força para não machucá-lo. Não escove rápido. Tenha paciência, o importante é ir aos poucos o acostumando e brincando com ele.

3) Não precisa enxaguar a boca dele. A pasta dental canina é feita justamente para não haver problema de ingestão.

Dicas para cuidar da saúde oral de seu pet

1) Procure incluir na dieta do seu cão alimentos que contenham hexametafosfato de sódio (HMP) porque, esse componente é um mineral que, adicionado ao alimento, previne e reduz a acumulação de cálculo dentário em animais.

2) Leve seu pet regularmente ao veterinário, pois, mesmo com dentes saudáveis, seu cão deve fazer um checkup a cada seis meses, assim como você.

Envie Seu Contato

Retornaremos o seu contato assim que possível para agendar a sua avaliação e tirar as suas dúvidas.

Formulário seguro. Não enviamos spam.