Como é realizado o tratamento?
São utilizadas limas, estruturas semelhantes a garras, para remover todo o conteúdo contaminado do dente. São feitas irrigações e é feito o uso de soluções anti-sépticas.
Depois, serão utilizados tubos, chamados de cones de guta-percha, para preencher o dente completamente.
Pode ser necessário usar vários se houver um canal muito amplo.
O cones são utilizados para fazer o preenchimento junto com o cemento, que é um material um pouco viscoso, líquido.
Por fim, toda a estrutura do dente é preenchida com o cemento.
Quando há um tratamento de canal bem sucedido, não são vistos espaços no preenchimento e ele é completo até a região do ápice ou a ponta do dente, da raiz.
Após esses passos, é finalizado o tratamento de canal.
Finalmente, é necessário restaurar o dente, porque ele ainda continua quebrado.
Afinal, não queremos que bactérias entrem dentro da obturação, não é?
Então, o que é preciso fazer?
Aqui temos a imagem antes, na fratura do dente, quando o dente está quebrado e após o tratamento de canal, temos o preenchimento e a gente consegue ver o preenchimento dentro do canal do dente.
Esse dente aqui possui uma fratura um pouco abaixo da gengiva.
Nesse caso, foi feito um aumento de coroa clínica, que consiste em remover a gengiva em volta para expor totalmente a área do dente.
Essa exposição total foi feita para podermos fazer uma restauração apropriada, evitar infiltrações. Quando é removida parte dessa gengiva, esse dente fica um pouco maior. É removida parte da gengiva para que possamos ter um acesso à toda área da coroa do dente para fazer a restauração.
A restauração consiste basicamente em fazer a limpeza do dente, fazer um polimento dessa superfície, usar ácido para fazer uma abertura desses canais, desses túbulos dentários.
É colocada a resina e o prime e é utilizada uma luzinha para fotopolimerizar essa resina.
Em seguida, é feito um acabamento dessa área onde foi feita a restauração. Esse acabamento serve para que a superfície fique totalmente lisa e sem nenhum tipo de ranhuras ou rugosidades que possam favorecer a refratura desse dente ou da própria restauração. Dessa forma, a restauração foi concluída.
Daquele dente que estava quebrado, foi feito um mini-dentinho e restauramos ele de uma maneira esteticamente aceitável.
Você pode se perguntar, “Mariana, por que você não restaurou ele do tamanho original para ele ficar grandão, igual ao outro dente?”
Isso iria favorecer a refratura dessa restauração. É importante que ela fique mais próxima do remanescente original, ou seja, do dente que estava quebrado.
Nós da Clínica VetFace nos colocamos à disposição para tirar dúvidas que possam surgir a respeito do tema. Fique sempre atento à boca do seu animalzinho e não esqueça de se consultar periodicamente com o seu veterinário.