Doença Periodontal em Animais

O que é doença periodontal?

É uma doença infecciosa causada por bactérias presentes na cavidade oral. O processo inicia com inflamação gengival e progride para os demais tecidos periodontais (cemento, ligamento periodontal e osso alveolar).

A persistência da infecção das estruturas de suporte causando mau hálito, tártaro, bolsas gengivais, abscessos, retração gengival, mobilidade e perda dos dentes.

Qual o tratamento da doença periodontal?

O tratamento irá depender da severidade ou grau da doença. Estágios iniciais de gengivite e leve acúmulo de cálculo podem ser tratados com uma profilaxia simples, limpeza e polimento dental, aplicação de flúor e selantes como prevenção. Estágios moderados ou avançados requerem raspagens mais profundas, reposicionamento gengival e até extrações cirúrgicas dos dentes mais afetados.

As radiografias dentais são um valioso recurso diagnóstico e são recomendadas em todos os níveis de tratamento.

Cuidado: os antibióticos devem ser usados apenas em casos avançados, nos períodos pré e pós-operatório de cirurgias periodontais. O uso indiscriminado pode levar a resistência bacteriana e progressão da infecção de forma silenciosa.

Qual a influencia da alimentação?

Em odontologia o grande problema está na falta de higiene bucal e não no tipo de alimento ingerido. Porém as rações secas, com grãos grandes, ajudam na prevenção já que obrigam os animais mastigarem os grãos antes de engolir, raspando assim os dentes como uma “auto-escovação”. Além disso, já existem no mercado rações dentais que auxiliam na prevenção do acúmulo de cálculo dental.

Os ossos servem para limpar os dentes?

Sim, porém, são ainda melhores para quebrá-los. Por isso, não recomendamos o uso de ossos naturais para esta prática. Existem vários produtos mastigáveis e comestíveis recomendados para a limpeza e exercício dos dentes como as tiras de couro, palitinhos, biscoitos caninos, bolas de borracha e claro, a melhor de todas: escovação dental diária.

Cuidado: evite os ossos naturais, objetos muito duros (pedras, grades, côcos) e bolas de tênis.

Envie Seu Contato

Retornaremos o seu contato assim que possível para agendar a sua avaliação e tirar as suas dúvidas.

Formulário seguro. Não enviamos spam.