Mau Hálito em Cães e Gatos

Umas das queixas mais comuns entre os donos de cães e gatos é o mau hálito. Com frequência, as pessoas acham que esta é uma situação normal nos animais ou uma questão de pouca importância. Na verdade, o mau hálito não é normal em nenhum grau, seja ele leve ou forte, esporádico ou contínuo. Qualquer animal que tenha halitose ou um odor desagradável vindo da boca significa que ele está doente e precisa de ajuda.

E de onde vem o mau hálito?

Na grande maioria das vezes, este mau cheiro vem dos dentes, especialmente se seu pet já apresenta alguma inflamação nas gengivas ou presença de tártaro (cálculo dental). Isso acontece porque o acúmulo de alimentos, saliva e bactérias na boca formam a placa bacteriana, que se adere nos dentes, especialmente na região abaixo da gengiva. Sem escovação, estes produtos irão fermentar e causar o mau hálito.

Como tratar o mau hálito?

Produtos para uso local como alguns alimentos, anti-sépticos, espumas, sprays, géis ou tantos outros vendidos na internet que prometem milagres, caso funcionem, apenas levam a uma melhora temporária e mascaram o problema, ou seja, não tratam a doença. O tratamento correto deve ser feito identificando a causa onde está sendo produzido o mau hálito, qual o local ou dente(s) envolvido(s) no problema. Isso deve ser feito durante um tratamento odontológico especializado, com sondagem e radiografias dentais.

Por que devemos tratar o mau hálito?

O mau hálito como qualquer outra doença, deve ser tratado para evitar consequências danosas para saúde do seu filho de patas. A Periodontite é a principal doença relacionada ao mau hálito, e esta inflamação leva a permanência de bactérias na corrente sanguínea, piorando problemas de saúde já existentes ou comprometendo a função de órgãos como rins, fígado, coração e pulmões.

Envie Seu Contato

Retornaremos o seu contato assim que possível para agendar a sua avaliação e tirar as suas dúvidas.

Formulário seguro. Não enviamos spam.