fbpx
20/10/2017

Prevenção

Escovar dentes de cachorro?? … E de gato também!!

Isso mesmo, a escovação dental é a maneira mais eficaz de manter a saúde bucal em cães e gatos. Muitos donos transferem a tarefa ao tosador durante as visitas para banho e tosa. Porém, a escovação dental só é eficiente se praticada diariamente, ou no mínimo em dias alternados. As doenças orais são o problema mais comum presente na clinica veterinária, ganhando dos problemas de pele, verminoses, otites, etc. Você pode se perguntar; “Mas sempre tive animais e ninguém nunca havia me falado sobre isso antes”, e existem algumas razões. Primeiramente, os pets, assim como nós, estão vivendo mais e isso permite que as infecções crônicas causem mais problemas. Outro ponto é o cruzamento entre animais gerando raças cada vez menores, crânios pequenos e os dentes continuam grandes, isso leva a proximidade entre os dentes, apinhamento, favorecendo o acúmulo de placa bacteriana. E, finalmente, num passado não muito distante a odontologia veterinária não era abordada nos cursos de graduação, fazendo com que muitos profissionais desconhecessem a importância da prevenção oral em cães e gatos.
Atualmente, cada vez mais proprietários vêm adotando práticas de higiene oral regulares em seus animais. O resultado são filhotes mais saudáveis e maior longevidade com melhor qualidade de vida.

botão vídeos  botão depoimentos

Dicas de prevenção oral:

    • Condicione seu animal à manipulação da boca e recompense sempre que deixar.
    • O uso de brinquedos de borracha ajuda na auto-escovação e exercitam os dentes. Evite ossos ou objetos muito duros que poderão causar fraturas e desgaste.
    • Tirinhas, biscoitos caninos, palitinhos e ossinhos comestíveis são recomendados.
    • Opte por escovas dentais macias e proporcionais ao tamanho da boca do seu animal.
    • O creme dental deve ser veterinário, livre de sabões e flúor.
    • Caso seu animal já apresente mau hálito ou cálculo dental, antes de escovar dever ser feito tratamento periodontal.
    • Não espere o problema crescer, os danos são irrevensíveis. Agende uma consulta com um especialista e planeje um programa de profilaxia anual para seu animal.