Dúvidas Sobre Odontologia Veterinária

Qual é a importância da higiene bucal de meu pet?

A higiene bucal pode evitar que o seu pet desenvolva doenças mais graves. Assim, os cuidados com os dentes ajudam a manter todo o organismo saudável e forte.

Saiba mais sobre a importância da higiene bucal para pets.

Existe aparelho ortodôntico para pets?

Identificar problemas dentários em cães é mais difícil que em pessoas. Existem casos de traumas ou problemas estéticos que prejudicam a saúde dos animais, e que demandam a necessidade de usar aparelho ortodôntico, assim como os humanos.

Saber mais sobre aparelhos ortodôntico para pets.

Eu devo usar gaze ou escova de dentes para higienizar a boca de meu pet?

A escova é a melhor opção para escovar os dentes dos cães e gatos. Opte sempre por cerdas macias e cabeça proporcional ao tamanho da boca do seu filho de patas.

O uso de gaze, dedeira infantil ou mesmo só os dedos com pasta, podem ser usados no começo, durante adaptação ao processo de escovação, porém são opções pouco eficazes na prevenção.

O creme dental não deve conter flúor nem sabões, ou seja, deve ser específico para animais. Dê preferência aos enzimáticos, que auxiliam na prevenção.

Mas lembre-se: antes de escovar é importante ter certeza que não existem problemas dentários que possam causar dor e desconforto durante a escovação.

A escovação dental deve ser diária.

Eu preciso escovar os dentes do meu cão ou gato?

A saúde geral está diretamente relacionada com a saúde oral. Assim como nós, os animais podem desenvolver problemas dentários ocasionados pela falta de higiene bucal. A escovação dental irá prevenir doenças periodontais como gengivite, estomatite e periodontite.

Saber mais sobre escovação de dentes de cães e gatos.

Meu animal tem mau hálito. Isso é normal?

Não. É uma forma de seu animal falar que algo está errado com ele.

Saiba mais sobre mau hálito em animais.

O que é cálculo dental (tártaro)?

Cálculo dental, popularmente conhecido como tártaro é uma camada endurecida formada na superfície dos dentes. Ocorre pela mineralização ou calcificação da placa bacteriana pela precipitação de sais presentes na saliva. Este processo é progressivo e estas formações devem ser removidas tão logo diagnosticadas, seu acúmulo pode favorecer a progressão da doença periodontal.

O que é a doença periodontal em animais?

É uma doença infecciosa causada por bactérias presentes na cavidade oral. O processo inicia com inflamação gengival e progride para os demais tecidos periodontais (cemento, ligamento periodontal e osso alveolar). A persistência da infecção das estruturas de suporte causando mau hálito, bolsas gengivais, abscessos, retração gengival, mobilidade e perda dos dentes.

Saiba mais sobre a doença periodontal em animais.

Qual é a influência da alimentação na saúde bucal de meu pet?

Em odontologia o grande problema está na falta de higiene bucal e não no tipo de alimento ingerido. Porém, as rações secas, com grãos grandes, ajudam na prevenção, já que obrigam os animais a mastigarem os grãos antes de engolir, raspando assim os dentes como uma “auto-escovação”. Além disso, já existem no mercado rações dentais que auxiliam na prevenção do acúmulo de cálculo dental.

Os ossos servem para limpar os dentes?

Sim, porém, são ainda melhores para quebrá-los. Por isso, não recomendamos o uso de ossos naturais para esta prática. Existem vários produtos mastigáveis e comestíveis recomendados para a limpeza e exercício dos dentes como as tiras de couro, palitinhos, biscoitos caninos, bolas de borracha e claro, a melhor de todas: escovação dental diária.

Cuidado: evite os ossos naturais, objetos muito duros (pedras, grades, cocos) e bolas de tênis.

Os dentes sujos afetam só a boca do meu filhote de quatro patas?

A saúde bucal veterinária não é só uma questão de mau hálito ou dentes “sujos”.

As bactérias presentes nas infecções bucais podem ganhar a corrente sanguínea (bacteremia) causando lesões e comprometendo a função ou agravando ainda mais lesões pré-existente em outros órgãos como coração, fígado, rins, articulações, pele, olhos, etc.

Por isso, nunca subestime um dente fraturado na boca do seu animal, bem como a presença de ‘tártaro’, pois ambos podem causar destruição e dor levando a sérias complicações sistêmicas. Importante: não espere o problema crescer, os danos são irreversíveis.

Envie Seu Contato

Retornaremos o seu contato assim que possível para agendar a sua avaliação e tirar as suas dúvidas.

Formulário seguro. Não enviamos spam.